Vento no rosto, som tocando suas músicas preferidas e a estrada te leva até onde o destino quiser. Curte pegar o carro e partir? Então é só apertar os cintos e anotar as dicas para garantir a diversão.
1 : REVISÃO
Viajar de carro começa com a revisão. Escolher um boa oficina e peças de qualidade pode ser uma economia se pensar que todos seus planos podem ser frustrados com um carro quebrado no acostamento. Vale investir nesse ponto para seguir tranquilo.
2 : GASOLINA
Hoje em dia está fácil saber o quanto aproximadamente irá gastar de combustível em uma viagem de carro. Se digitar no Google “cálculo de combustível” vários sites aparecerão com a oferta de saber exatamente seus custos para o destino previsto.
3 : PEDÁGIO
Da mesma forma que o combustível, você pode saber os valores de todos os pedágios do seu trajeto consultando tudo antes pela internet. Existem várias calculadoras que fazem isso bem rapidinho.
4 : HOSPEDAGEM
Se antes já não era fácil escolher onde ficar, agora em tempos de cuidados pela pandemia é bom consultar com antecedência as opções. Verifique os locais que garantem boas condutas de higienização, mesmo que for ficar em camping.
5 : ALIMENTAÇÃO
Aqui vale pensar que durante a direção pode rolar fome. Lembre-se de ter alguns lanchinhos, água e frutas para enganar a barriga até encontrar um restaurante ou lanchonete confiável no caminho.
6 : GPS
Mesmo quem sabe o caminho usa os aplicativos de rota. Afinal, eles apontam problemas na estrada, pedágios, radares e sugerem trajetos alternativos se acaso houver acidentes. Google Maps, Waze, Wikirota e os de estradas concessionárias — CCR Rodovias e EcoRodovias — são algumas opções.
7 : CRIANÇAS
Viajar com crianças acrescentam cuidados extras em qualquer momento. Porque pela lei de trânsito, de acordo com a idade, é necessário adotar cadeiras adequadas. Agora com as restrições de COVID-19 é bom ter disponível outros itens para evitar ao máximo o contato. Tenha à mão um kit de remédios e de primeiros socorros e um termômetro. Lembre-se de preparar refeições e lanchinhos para o trajeto além de encontrar distrações para divertir o caminho. Seja um filme no DVD do banco traseiro, uma playlist infantil ou jogos de viagem, aqueles bem tradicionais: “eu vejo com meus olhinhos…”, “vamos contar carros de cor…” e curiosidades para os mais crescidos.
8 : PET
Já virou normal viajar com o pet. Afinal, é membro da família. Mas é preciso tomar alguns cuidados ao levar o seu animal de estimação para viajar de carro. O transporte deve ser em equipamento apropriado, pois é proibido dirigir com animais no colo, no banco da frente, solto ou com a cabeça para fora da janela. Também é obrigatório identificar o pet com uma coleira com RG do animal e estar em dia com a vacinação. Não esqueça de planejar paradas para ele fazer as necessidades, viu?
Confira outros artigos da série: De carro, tudo segue normal.